O CAJADO DE JACÓ

“Menor sou eu que todas as beneficências, e que toda a fidelidade que fizeste ao teu servo; porque com meu cajado passei este Jordão, e agora me tornei em dois bandos”. Genesis 32:10

“Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão”. Hebreus 11:21

O homem de Deus é movido pela fé.

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem”. Hebreus 11:1

Na antiguidade a vara, o cajado ou bordão, fazia parte do costume na cultura oriental. Ele representava parte de sua identidade. Porque era uma maneira em que se registrava uma figura de autoridade. Era uma marca personalizada de seu possuidor.
Os pastores naquela época registravam a quantidade das ovelhas que possuía, cuidava e administrava.

O cajado era marcado pelo selo desse patriarca. Era uma prática registrar atos pontuais de sua história pessoal em seu cajado. Durante cada tempo era fácil identificar na comunidade a pessoa a quem pertencia aquele cajado. Em qualquer lugar ou ambiente aquele cajado tinha uma marca particular, nele eram registrados suas experiências particulares.
Um exemplo é a história de Tamar e Judá em Gênesis 38.1-30

“… em tirando-a, mandou ela dizer a seu sogro: do homem de quem são estas coisas eu concebi. E disse mais: reconhece de quem é este selo, e este cordão, e este CAJADO…”

Quando diz que ele adorou apoiado em seu cajado é porque seu cajado retratava uma história de fé, de uma declaração de Deus sobre sua vida.

FASES DA VIDA DE JACÓ

1ª Fase – BETEL

“E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar.
E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;
E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;
E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;
E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.
Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia.
E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.
Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela.
E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz.
E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir;
E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus;
E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo”.
Gênesis 28: 11-22

Betel é o lugar de revelação e de luz (Jesus é a luz do mundo), o céu se abre e ele escuta a declaração de Deus e o propósito divino para sua vida.

Como parte de sua cultura, se levanta e escreve em seu cajado “BETEL” que em hebraico significa “CASA DE DEUS”.

2ª Fase – PENIEL

E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque.
E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha.
Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu.
E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.
E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.
E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.
Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.
E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali.
E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.
E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa”.
Gênesis 32: 22-31

Em Peniel, Deus se revela a Jacó e diz o que vai fazer em sua vida, Deus se manifesta a ele, quebranta-o de modo sobrenatural e lhe diz: “Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste. E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva” Gênesis 32: 28.30, Jacó escreve no cajado PENIEL que em hebraico significa “FACE DE DEUS”.

Peniel foi o lugar de sua transformação, onde Deus lhe dá uma nova identidade e muda sua vida, vinte anos se passaram da sua primeira experiência. Esses lugares de transformação e de quebrantamento existem para que Deus faça registro em nossas vidas. Deus os coloca como uma marca para que possamos recordar os momentos em que ele sai ao nosso encontro.

3ª Fase – EL-BETEL (leia para edificar tua vida)

“Depois disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel, e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu, quando fugiste da face de Esaú teu irmão.
Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes.
E levantemo-nos, e subamos a Betel; e ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho que tenho andado.
Então deram a Jacó todos os deuses estranhos, que tinham em suas mãos, e as arrecadas que estavam em suas orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém.
E partiram; e o terror de Deus foi sobre as cidades que estavam ao redor deles, e não seguiram após os filhos de Jacó.
Assim chegou Jacó a Luz, que está na terra de Canaã (esta é Betel), ele e todo o povo que com ele havia.
E edificou ali um altar, e chamou aquele lugar El-Betel; porquanto Deus ali se lhe tinha manifestado, quando fugia da face de seu irmão.
E morreu Débora, a ama de Rebeca, e foi sepultada ao pé de Betel, debaixo do carvalho cujo nome chamou Alom-Bacute.
E apareceu Deus outra vez a Jacó, vindo de Padã-Arã, e abençoou-o.
E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó; não te chamarás mais Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou-lhe Israel.
Disse-lhe mais Deus: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; frutifica e multiplica-te; uma nação, sim, uma multidão de nações sairá de ti, e reis procederão dos teus lombos;
E te darei a ti a terra que tenho dado a Abraão e a Isaque, e à tua descendência depois de ti darei a terra.
E Deus subiu dele, do lugar onde falara com ele.
E Jacó pôs uma coluna no lugar onde falara com ele, uma coluna de pedra; e derramou sobre ela uma libação, e deitou sobre ela azeite.
E chamou Jacó aquele lugar, onde Deus falara com ele, Betel”.
Gênesis 35: 1-15
Agora esse lugar se converte no momento da maior expressão e de revelação. Porque ele conhece diretamente o propósito de Deus em sua vida. É tempo de arrancarmos todos os deuses estranhos para vivermos a plenitude do evangelho.
“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. Romanos 12: 1

 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”. Salmos 23: 4

Neste momento se apoie no teu cajado espiritual (a tua história com Deus) e Adore ao Senhor por todos os seus benefícios.

“Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão”. Hebreus 11: 21

Efraim foi abençoado pela mão direita de Jacó, Efraim do hebraico é “fértil” ou “aquele que multiplica” em nome de Jesus, receba a fertilidade e a capacidade da multiplicação do Senhor, você não será estéril.

A Tribo de Efraim está relacionada com o mês Judaico TishreiO mês dos Fortes”. No mês Tishei sétimo no calendário julgado ocorre a principal festa judaica Yom Kippur, conhecido como o Dia do Perdão judaico (Levítico 16), onde ocorrem 10 dias de arrependimento e durante esses dias é falada uma tradicional saudação: G'mar Hatimá Tová - Que você seja escrito no livro da vida.

Deus abençoe a todos!















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A OFERTA DE JOSÉ

A SEIVA ESPIRITUAL